O que é design instrucional

Quando decidi me casar, bati o pé em uma condição. Eu não queria me mudar para o já montado apartamento do então-namorado-que-viria-a-ser-marido. Achei que, se fizesse isso, teria que conquistar meu lugar em um espaço já dominado por outra pessoa, que, por sua vez, iria “perder lugares” para mim.

Decidimos, então, nos mudar para uma nova casa.

E eu lembro que um dos primeiros móveis que adquirimos foi uma encomenda feita à minha irmã, arquiteta e fera em design de móveis, a quem recorro toda vez que preciso de alguma solução que envolve a minha casa. Queríamos um móvel para acomodar a TV e equipamentos, que deveria também ser um armário para toalhas de mesa e louças, acoplado a uma estante. Ela nos dedicou um bom tempo, entendendo onde queríamos o móvel, o que queríamos acomodar nele, quais nossos materiais preferidos, quantas prateleiras, que tipo de porta gostávamos, enfim… qual era exatamente a nossa demanda.

Em poucos dias, ela nos retornou com o projeto, que encaminhamos a um marceneiro, o sr. Francisco, um senhor português muito figura (ele falava muito rápido e tinha muito sotaque e às vezes eu não entendia nada do que estava sendo dito) e extremamente competente, que por sua vez transformou o belo desenho da minha irmã no móvel que temos até hoje lá na nossa sala.

Lembrei dessa situação – que aconteceu há mais de 20 anos – agora que estou pensando na melhor forma de explicar o que faz um designer instrucional. E eu vejo uma relação muito próxima entre esse profissional e o trabalho que minha irmã desenvolveu.

Em aprendizagem, o designer instrucional é aquele que entende a demanda do cliente e elabora a melhor solução de aprendizagem para aquisição e aplicação de conhecimentos e habilidades. Sua atuação começa com uma análise profunda para entender se uma ação de aprendizagem é realmente a melhor solução (porque em alguns casos, não é, como falo neste artigo aqui). A partir daí, dá-se a elaboração de como essa demanda será atendida, por meio de quais ferramentas e, ao final, como será a avaliação da efetividade do treinamento, uma vez implementado. Para chegar a esse produto, há um trabalho de entendimento das reais necessidades, do contexto, do público-alvo, de quais as melhores ferramentas e metodologias para assegurar que o investimento será adequado para o que se pretende. E o que precisa estar sempre na mente desse designer é o resultado final, ou seja, de que modo se dará a transferência desse conhecimento de modo a impactar positivamente tanto a atuação do profissional treinado como os objetivos da organização em que ele atua.

As soluções variam. Dependendo da análise, o designer pode optar pela elaboração por um workshop presencial, um e-learning, um material misto (blended learning) ou até um simples check-list.

Em muitas situações, o designer vai trabalhar com um especialista no assunto (ou um SME – Subject Matter Expert) para transformar o conteúdo que deve ser aprendido em soluções práticas de aprendizagem.

Segundo a ATD (Association for Talend and Development), os conhecimentos e habilidades esperados de um designer instrucional são:

  • Conhecimentos
    • Modelos e processos de design instrucional, como o ADDIE e o SAM (falarei sobre isso em outro post)
    • Abordagens e técnicas para levantamento de necessidades
    • Modalidades instrucionais, como sala de aula, blended learning, gamification, cursos online, simulações de realidade virtual
    • Métodos e técnicas para definir assertivas de resultados em termos de aprendizagem e comportamento
    • Critérios utilizados para avaliar a qualidade e relevância do conteúdo instrucional em relação ao comportamento ou aprendizado esperado
    • Métodos e técnicas de planejamento, desenho e desenvolvimento de conteúdo instrucional
    • Tipos e aplicações de métodos e técnicas instrucionais, como discussão, aprendizado auto-direcionado, role playing, palestra, action learning, demonstração e/ou exercício
    • Utilização de design thinking e prototipação para desenvolver soluções de aprendizagem e desenvolvimento
    • Entendimento da influência e o apoio que experiências de aprendizagem formais e informais exercem no aprendizado individual e de grupo
  • Habilidades:
    • Elaboração de objetivos de aprendizagem e comportamentais
    • Desenho de blueprints, esquemas e/ou outras representações de soluções de aprendizagem e desenvolvimento, como wireframes, storyboards e mock-ups
    • Obtenção e uso de conhecimentos e informações de SMEs para apoiar e/ou aprimorar o aprendizado
    • Seleção e alinhamento de opções de mídia para treinamentos e/ou ações de aprendizagem em linha com os resultados esperados de aprendizagem ou comportamentos desejados
    • Elaboração e/ou desenvolvimento de ativos de aprendizagem, como por exemplo role plays, auto-avaliações, manuais de treinamento, job aids e visual aids, alinhados ao resultado comportamental ou de aprendizagem esperado.

Como você pode ver, para ser um designer instrucional, é necessário um investimento em ferramentas e um constante aprimoramento. Eu considero atuar nessa função uma experiência extremamente enriquecedora.

Eu amo facilitar workshops, mas também sou apaixonada pelo trabalho de elaboração. Adoro mergulhar em um assunto para pensar nas melhores formas de transmitir conceitos e mobilizar pessoas para adotar novos comportamentos e obter melhores resultados.

Na prática, é comum vermos profissionais de Treinamento e Desenvolvimento que combinam as atribuições de Designer Instrucional e de Facilitador. Em grandes organizações, entretanto, é possível encontrar profissionais especializados na somente na elaboração do material. Nesses casos, há outros profissionais que se dedicam exclusivamente à facilitação presencial ou à elaboração de produtos como uma solução em e-learning, por exemplo. Fazendo uma comparação à situação do meu móvel da sala, a minha irmã seria o designer instrucional e o sr. Francisco, o marceneiro, corresponderia ao facilitador ou o elaborador do e-learning.

Se você tem interesse por este assunto, minha recomendação é seguir estudando e se aprimorando, porque o design instrucional oferece uma infinidade de caminhos para profissionais de aprendizagem.

Para saber mais:

Sobre Design Instrucional: clique aqui

Sobre o modelo ADDIE: clique aqui

Sobre o modelo SAM (vídeo em inglês): clique aqui